Entendendo Eclipses Solares e Lunares: Como Aproveitar Todo o Seu Potencial


Existe muita falácia (e mito) por trás do poder dos eclipses. Esses eventos, que costumam acontecer 4 vezes ao ano, costumam funcionar disparando eventos dramáticos em nossas vidas. Na antiguidade, dizia-se que quando um dos luminares (o Sol ou a Lua) ficava obscurecido, abria-se um portal entre o mundo manifesto e o mundo não-manifesto, entre o mundo visível e o invisível. Explicava-se, assim, o fato dos eclipses trazerem eventos repentinos e inesperados às nossas vidas - tais eventos, que já existiam no mundo imaterial, estariam apenas "cruzando o portal" que se abria naquela noite.


Hoje em dia vemos os eclipses como uma das ferramentas que o Universo usa para chamar nossa atenção para as áreas da nossa vida que precisam mudar. Eles nos desarraigam, nos surpreendem e nos movem. E eles operam muito rapidamente.

Por isso, é importante prestar atenção especial ao signo e ao grau do seu mapa natal em que ocorrerá cada eclipse, para ver em que casa ele cairá e quais planetas ativarão. Assim, é possível estimar que tipo de eventos entrarão em curso.

Normalmente, temos quatro eclipses em um ano: dois solares e dois lunares. Existem exceções: 2011 foi um ano onde, excepcionalmente, tivemos 6. Anos como esse são difíceis, porque exigem muitos ajustes em um período de tempo muito pequeno.

Há formas de lidar bem com eles e de aproveitar bem aquilo que eles nos apresentam, e é disso que falaremos nesse artigo. Mas antes, entendamos o que são os eclipses.

Algumas informações básicas

Eclipses sempre chegam em pares e coincidem com a lua nova ou com a lua cheia. Assim, são chamados respectivamente de eclipses solares e eclipses lunares. Nem toda lua nova ou lua cheia é um eclipse, mas todo eclipse solar ocorre em uma lua nova e todo eclipse lunar ocorre em uma lua cheia.

No eclipse solar, o Sol e a Lua estão em aparente conjunção no céu. Mas é só aparente, porque o que ocorre na verdade é que a Lua fica entre o Sol e a Terra, cortando a luz que o Sol transmite ao planeta. Assim, visto daqui, parece que o Sol "se escondeu" e está “eclipsado” pela lua. Como este eclipse ocorre com a lua nova, eles costumam marcar momentos de inicio.

No eclipse lunar, o Sol e a Lua estão em aparente oposição no céu. O que ocorre na verdade é que a Terra fica entre a Lua e o Sol, cortando assim luz que o Sol transmite para a Lua. Como a Lua não tem luz própria, ela temporariamente desaparece, fica escura e é "eclipsada" da nossa visão. Assim, um eclipse lunar é sempre uma lua cheia e geralmente marca finais ou pontos de culminação.

Os eclipses sempre ocorrem em pares de signos que estão localizados em posição oposta uma à outra na mandala astrológica, e ocorrem num intervalo aproximado de seis meses.

Nem todo mundo sente o efeito e os eventos de um eclipse. Sentirão seu impacto mais fortemente aquelas pessoas que possuírem planetas (ou ângulos) natais nos graus exatos (ou bem próximos) do eclipse. No entanto, a aleatoriedade dos graus em que ocorrem garante que um grande número de pessoas os sinta em seu mapa natal em algum momento de suas vidas.

Os anos em que eclipses ocorrem no seu signo (solar ou ascendente) serão vitais para você e desencadearão transformações significativas naquelas áreas da sua vida. Assim, se você é de Câncer, Capricórnio, Leão ou Aquário, 2019 e 2020 foram anos marcantes para você.

Entendendo e enfrentando os eclipses

1. Eclipses trazem notícias sobre eventos significativos

Um eclipse pode trazer notícias sobre o nascimento de um bebê, um noivado ou casamento, uma promoção ou um avanço na carreira, viagens importantes, a assinatura de um contrato comercial vital ou o início do próprio negócio. Eles podem indicar a venda ou compra de uma casa, uma mudança para outra cidade ou país, uma cirurgia ou um evento importante em relação à saúde, uma graduação universitária ou entrada para a faculdade. Eclipses, às vezes, trazem um divórcio ou a publicação de um livro, entre outras coisas. Em outras palavras, eventos monumentais, reuniões e despedidas, ou mudanças em sua carreira também podem ocorrer em um eclipse. Eclipses geralmente marcam um grande ponto de virada.

Uma vez que passamos por um eclipse, nunca mais voltamos à situação anterior, pois o Universo quer que a gente progrida, avance, cresça. Aquela opção que existia antes deixa de existir para sempre. O único caminho possível com um eclipse é, portanto, para frente. Se você descobrir mais tarde que não gosta de pra onde está indo, pode sempre fazer novas mudanças. Mas estas escolhas devem te levar pra frente, sem jamais refletirem a busca de um retorno ao passado.

Com os eclipses, as mudanças podem acontecer instantaneamente ou gradualmente, ao longo de vários meses, progredindo com a ocorrência de cada eclipse.

2. Com todos os eclipses, ou algo termina ou algo começa.

Os eclipses solares tendem a criar novos começos e novas oportunidades. Geralmente, eles são empolgantes, positivos e trazem notícias inesperadas. Mas é preciso verificar sempre que tipo de aspecto a Lua e o Sol estão fazendo com os outros planetas para saber se o eclipse será favorável ou não. Seu próprio mapa natal é fundamental nesta equação.

Já os eclipses lunares são mais emocionais, pois trazem finais. Eles geralmente nos tornam conscientes da passagem do tempo e nos tornam sentimentais. Memórias e sonhos emergem, e às vezes ficamos mais sensíveis.

3. Todos os eclipses de uma série estão unidos por um mesmo tema.

Cada eclipse que ocorre em um determinado eixo de signos avança a discussão que o eclipse anterior ocorrido no mesmo eixo iniciou (ou desenvolveu), levando-a a um nível mais profundo e complexo de reflexão, e continuará a fazê-lo a cada novo eclipse no mesmo eixo de signos, até que a questão seja resolvida. Por exemplo, os eclipses que ocorrerem até o final de 2021 ocorrerão no eixo Gêmeos-Sagitário. Ao longo destes 18 meses, a conversa iniciada no primeiro eclipse ocorrido neste eixo será desenvolvida até a sua conclusão. É como se o Universo soubesse que não podemos processar toda aquela informação e transformação de uma só vez. Lembremo-nos, no entanto, que apenas os eclipses que forem matematicamente significativos para o seu mapa natal serão sentidos por você.

4. Eclipses trazem um evento aleatório novo que você não espera, e que será acionado por algo acontecendo em outro lugar, que está completamente fora do seu controle. E qualquer esforço para evitar tal evento ou tal mudança pode ser inútil, porque (uma vez que um eclipse ocorre) os resultados tendem a ser finais. Claro que você deve tentar evitar aquilo que não deseja, mas será preciso agir rápido e de maneira incisiva.

Pode ser difícil acreditar que as coisas que acontecem no mundo exterior tenham o poder de desencadear mudanças tão radicais como as que ocorrem no momento do eclipse, mas é isso mesmo que acontece. Um evento grande ou pequeno muda tudo. Muitas vezes acontece de, no momento do eclipse, recebermos uma informação importante acidentalmente. Não importa como a informação chegue até a gente, ela poderá desencadear uma cadeia de eventos que nos forçará a ver as coisas sob uma nova luz.

5. Os eclipses aceleram nosso sentido temporal e modificam nosso planejamento.

Os eclipses trazem eventos que você acreditava estarem a meses ou anos de distância. Por exemplo, digamos que você planejava se casar em dois anos, depois que você e seu noivo economizassem dinheiro suficiente para um pagamento em uma casa. No entanto, seu parceiro recebeu uma promoção inesperada que exigirá que vocês se mudem para Londres. Você terá que aceitar a oferta imediatamente se quiser tirar proveito dessa nova posição. De repente, seus planos de casamento mudaram em um instante - e você e seu noivo precisam se casar rapidamente em seu próprio país para que possam mudar para a Inglaterra para começar sua nova vida juntos. O tempo das coisas mudam, se aceleram, em um piscar de olhos. Há sempre uma sensação de que a vida está se movendo muito rapidamente.

O trabalho de um eclipse é trazer verdade para a parte de sua vida que está sendo tocada. E a verdade provavelmente chegará de maneira inesperada.

6. Eclipses são iluminadores e revelam algo sobre uma situação que você nunca saberia, nem em um milhão de anos. E as informações recebidas podem agir como um catalisador para uma decisão ou ação importante que você tomará.

Uma outra maneira de pensar sobre um eclipse é imaginar que uma peça de um quebra-cabeça caiu do céu em suas mãos. Esta nova peça oferece informações que, quando adicionada ao quadro geral do seu quebra-cabeça, mudará a aparência da situação e te trará um lampejo de percepção. Você pode dizer: "Ahhhh, agora eu entendi!"

Com uma visão mais completa da situação, você pode fazer uma avaliação mais realista do que ela significa para você. E você também poderá tomar decisões informadas sobre o próximo passo que deseja tomar.

7. Um eclipse lunar nos ajuda a ver o verdadeiro caráter de alguém próximo.

É difícil ver quem as pessoas são realmente, mas se isso está sendo mostrado a você, agradeça. Provavelmente você estava operando no escuro há muito tempo, colocando-se em risco, e agora você pode ajustar seus planos de acordo com a nova realidade que lhe foi apresentada.

8. Toda mensagem que um eclipse traz é inegociável. Escute, aceite e siga em frente.

Entenda que há pouca ou nenhuma chance de reverter as coisas. Os eclipses exigem que andemos para frente, e não para trás. O modo como as coisas costumavam ser não voltará mais. Preserve a sua dignidade e nem tente, porque a mensagem de um eclipse é a palavra final sobre algo. O eclipse quer que você tenha novas experiências, então fique de olho no que está por vir.

Se durante um eclipse um relacionamento terminar, por exemplo, você tem no máximo 4 meses a partir da data do eclipse para tentar uma reconciliação. Mas esteja ciente de que provavelmente esta reconciliação não será baseada em uma solução pro problema que trouxe o fim.

9. Todo sinal, notícia ou mensagem que você receba ao se aproximar da data de um eclipse são importantes e válidas, mesmo que sejam fofoca.

Embora as notícias do eclipse costumem chegar de forma dramática e óbvia, outras vezes elas são mais sutis, como um segredo ou como uma fofoca. No entanto, o fato da mensagem estar chegando a você em temporada de eclipse significa que é importante e que você deve investigar. Não ignore ou a situação poderá continuar crescendo até que o próximo eclipse ocorra (em aproximadamente seis meses), e tudo será muito mais difícil e complicado de administrar. Às vezes, é possível evitar dificuldades maiores prestando atenção aos sinais que você recebe no eclipse.

10. Sempre que um eclipse ocorrer dentro de cinco dias do seu aniversário (antes ou depois), ou no signo oposto ao seu, fique atento à sua saúde.

Se o seu aniversário, por exemplo, cair em 1º de fevereiro, e o eclipse ocorrer seis meses após o seu aniversário, 1º de agosto, ele será significativo, pois estará a 180 graus de distância e orientado diretamente para você.

Além disso, observe se o eclipse cai perto do grau do seu signo ascendente ou de quaisquer planetas na primeira casa, já que este também será fortemente sentido em termos de saúde. Os eclipses, às vezes, apontam fraquezas subjacentes na saúde que podem ser resolvidas e superadas rapidamente.

11. Ocasionalmente, uma pessoa importante para você será “eclipsada” da sua vida.

Um eclipse solar geralmente aponta para um homem proeminente em sua vida, e algumas vezes, este homem pode ir embora. Se você for ser afetada, você pode romper um relacionamento com um homem, ou ver que seu chefe pediu demissão e está saindo da empresa, por exemplo. Os astrólogos geralmente usam a seguinte ordem de hierarquia ao tentar determinar qual homem pode ser: pai, marido, avô, chefe proeminente ou sócio / cliente de negócios ou amigo homem.

Os eclipses lunares são geralmente femininos. Uma amiga pode dizer que ela está se mudando ou se casando, e você pode não vê-la com tanta frequência no futuro. Seu relacionamento com ela pode mudar, ou vocês podem ter uma briga e nunca mais se falarem! A ordem que costumamos usar para um eclipse lunar é: mãe, esposa, avó, chefe proeminente do sexo feminino, cliente ou colega de trabalho ou amiga do sexo feminino.

12. Eventos trazidos por um eclipse sempre têm muito mais peso do que os eventos trazidos por uma lua nova ou por uma lua cheia.

Mesmo que os eclipses coincidam com luas novas e cheias, eles são muito mais fortes do que uma lua nova ou cheia normal. Você pode pensar em eclipses como uma lua nova ou cheia em esteroides. Eles carregam muito mais energia e força do que uma lunação normal.

13. Tente não dar ultimatos ou tomar grandes decisões sob um eclipse.

Deixe para agir algumas semanas após o eclipse. É melhor reagir do que agir durante um eclipse, responder do que iniciar a discussão. Dito de outro modo, é melhor ouvir e responder do que falar e agir.

É possível dar início a novos empreendimentos no momento do eclipse. Mas se você precisar assinar um contrato, tente esperar vários dias após da data do eclipse para assinar, quando as coisas estiverem mais claras e definidas, e quando toda a informação trazida pelo eclipse estiver totalmente disponível.

Digamos que você tenha um ótimo apartamento novo, e o único dia em que você pode se mudar é o primeiro dia do mês, o mesmo dia de um eclipse total da lua. Você não escolheu aquele dia para se mudar - o seu senhorio fez isso, e os eventos acabaram funcionando dessa maneira. Neste caso, você está respondendo, então é seguro agir.

Agora, digamos que em vez disso, você quer ter uma conversa importante com o seu amor, porque você está insatisfeito com algo no relacionamento. Faça isso mais tarde, bem depois do eclipse, porque durante o eclipse a atmosfera estará tensa e carregada.

Se você precisar agir durante o eclipse, faça-o durante um eclipse solar, pois isso abrirá novas portas e criará novas oportunidades. Mas certifique-se de que o eclipse faz aspectos favoráveis com os planetas em seu mapa natal.

14. Se um eclipse cair no seu aniversário, ou dentro de cinco dias do seu aniversário, o ano que se segue àquele aniversário em particular será crucial para você.

Você pode viver uma grande mudança no estilo de vida ou uma mudança radical em uma parte específica de sua vida. O mesmo acontece se o eclipse cair no seu signo ascendente, a primeira casa do seu mapa. Aquilo que você sempre foi irá gradualmente deixar de existir para dar lugar ao nascimento de uma nova pessoa, um novo você.

Eclipses que estão no mesmo elemento (fogo, ar, água ou terra) do seu signo de nascimento são geralmente amigáveis e úteis.

Por exemplo, se você for de Peixes (água) e o eclipse ocorrer no signo de Escorpião (água), ele provavelmente será positivo para você. E quanto mais próximo (matematicamente) o eclipse ocorrer do seu Sol, melhor e mais importante será o eclipse para você.

Os leoninos tendem a sentir fortemente os eclipses solares, porque o Sol é o seu regente, e os cancerianos tendem a sentir as luas cheias e eclipses lunares fortemente, já que a Lua rege seu signo.

15. Os eclipses se repetem quase no mesmo grau e signo exatos a cada 19 anos.

Embora a família de signos se repita antes disso, a cada sete ou oito anos, os eclipses aparecerão em diferentes graus do que o anterior. No entanto, se você voltar 19 anos e olhar para a série de eclipses daquele ano, você verá que todos eles serão quase idênticos em relação a signo, grau e data de ocorrência.

Tenha em mente que os outros planetas no céu terão mudado de posição, então nenhum ano será uma cópia fiel de qualquer ano anterior. Ainda assim, olhando para trás 19 anos, você pode ser capaz de descobrir que tema surgirá e com o qual você precisa aprender.

16. Nem sempre as notícias trazidas por um eclipse chegam no dia em que estes ocorrem.

Uma mensagem trazida a você por um eclipse geralmente é entregue no dia ou dentro de uma semana da data do eclipse - mas nem sempre.

Se nada acontecer, pense novamente exatamente um mês antes e um mês depois, mais ou menos cinco dias. Então, por exemplo, seu aniversário cai em 26 de fevereiro. Um eclipse estará ocorrendo no dia 26 de fevereiro de 2017, ou você nasceu em 26 de agosto, exatamente a seis meses de distância. Observe 26 de janeiro (um mês antes), mais ou menos cinco dias, e um mês depois, 26 de março, mais ou menos cinco dias.

Se nenhum período apresentar qualquer notícia, observe os dias em que Marte ou Saturno se moverão sobre os graus precisos do eclipse, fazendo oposição ou quadratura a eles.

17. Você pode ficar mais sensível e emotiva do que o habitual sob um eclipse, especialmente se o eclipse for lunar.

Seu julgamento pode ser prejudicado, ou partes da informação podem estar faltando, então peça por mais tempo para pensar sobre sua decisão ou próxima ação. Você pode querer esperar sete dias antes de decidir, mas isso nem sempre é possível. Se alguém vier até você com uma proposta, considere-a com cuidado. Se depois de olhar de avaliar todos os seus aspectos você gostar, então prossiga.

18. Espere antes de determinar se um eclipse foi "bom" ou foi "ruim". Todos os eclipses têm um segundo ato.

Um eclipse pode trazer notícias de repente, mas você pode levar semanas para entender seu significado real.

Se um eclipse trouxer sofrimento, considere que talvez essa situação esteja sendo eliminada para que o Universo possa trazer algo melhor. Seja paciente e mantenha uma mente aberta.

19. Eclipses podem ajudá-lo a fazer coisas que você nunca pensou que poderia fazer!

Os eclipses podem mostrar que você é capaz de muito mais do que supunha. Você pode ter a chance de escrever um livro ou gravar um álbum, por exemplo, ou encabeçar um departamento inteiro da sua empresa. Os eclipses, às vezes, abrem uma porta que antes estava fechada, onde era impossível de entrar.

Algumas informações importantes, básicas e fundamentais sobre os eclipses

  • Nem todos os eclipses afetarão você. O grau do eclipse fará a diferença. Os eclipses que te afetarão serão aqueles que tocam o grau (ou estão próximos) do seu Sol, da sua Lua, do seu Ascendente, ou de algum planeta do seu mapa natal.


  • Tipicamente, teremos de seis a oito eclipses em qualquer eixo de signos em um período de 18 a 24 meses, mas você pode sentir apenas dois ou três deles. Os outros eclipses poderão ter apenas um efeito moderado ou não ter nenhum efeito.


  • O eclipse não precisa cair no seu signo ou ascendente para ser sentido por você. Vamos dizer que você tem Ascendente em Áries e haverá um eclipse em Gêmeos. Esse eclipse pode fazer com que você assine um contrato, faça uma pequena viagem ou receba notícias sobre sua irmã ou irmão. Você não precisa ser geminiano ou sagitariano (o signo oposto) para sentir este eclipse.


  • Verifique se o eclipse que se aproxima não vai cair a uma distância máxima de cinco graus, de um de seus planetas (natais ou progredidos). Se você olhar seu mapa natal e ver que um planeta, o Sol, ou a Lua serão “iluminados” (ou "obscurecidos") pelo eclipse, isso significa que aquele corpo celestial estará trazendo novidades para você.


  • Mantenha um pequeno caderno de eventos que acontecem perto de cada eclipse (e o signo, data e grau de cada eclipse) porque com o tempo você verá um padrão toda vez que o planeta, seu Sol ou Lua forem "visitados" por um eclipse, o que poderá te ajudar prever futuras ocorrências. Mesmo que nada aconteça, escreva isso também.


  • Por fim, um eclipse sempre fornecerá informações que você precisa saber sobre algo e, por isso, mesmo que seja "difícil", o eclipse sempre será uma força do bem.

#Eclipsesolar #Eclipselunar #Luacheia #Luanova #Astrologia #Lunação #Previsões #Planetas #Graus #Conjunção #Oposição #Autoconhecimento

0 comentário

Marcia Fervienza - Rio de Janeiro, RJ - Entregas: mediante agendamento