Efeitos da conjunção Saturno-Plutão

A conjunção Saturno-Plutão está chegando (12 de janeiro). Mas como ela vai afetar você?


Essa resposta depende de muitas coisas, entre elas, do elemento do seu signo solar (terra, fogo, ar ou água) e do modo do seu signo solar (cardinal, fixo ou mutável). Depende também se você tem algum planeta ou ângulo no grau da conjunção (22 graus) nos signos de Áries, Touro, Câncer, Virgem, Libra, Escorpião, Capricórnio ou Peixes, ou entre os graus 21 e 24.


Com esta conjunção, falamos da morte (Plutão) de antigas estruturas e autoridade (Saturno) ou da confirmação (Saturno) de um tremendo poder (Plutão). Saturno sempre nos fornece verificações da realidade. Portanto, se houve abuso de poder, esse será o acerto de contas. Por outro lado, trabalho duro e maturidade serão recompensados.


Sol, Mercúrio e Ceres também farão parte da mega-conjunção, indicando que estamos atravessando um momento crítico no ciclo de nutrição, perda e renascimento. Isso porque quando Ceres e Plutão se unem no céu, o mito de Ceres ganha vida: ela era uma deusa da colheita cuja filha (Perséfone) foi sequestrada por Plutão, rei do submundo. Ceres conseguiu negociar a perda de sua filha com Plutão de forma que Perséfone pudesse viver no mundo dos vivos durante seis meses do ano, e durante os outros seis meses vivesse no submundo. Daí os temas de nutrição, perda, renascimento e morte. Assim, problemas envolvendo pais, familiares, cônjuges ou pessoas que representam um papel de nutrição emocional para a gente também podem entrar em evidência neste período.


É importante notar que embora o contato final entre estes dois planetas ocorra em 12 de janeiro, seus temas e eventos continuarão em curso durante todo o ano de 2020, de uma maneira ou de outra. Até porque quando se trata de mudanças promovidas por planetas lentos, o efeito de reverberação continua muito além do seu último contato.


Um outro ponto importante: nem todos os signos serão afetados pela conjunção. Aquário, Sagitário, Gêmeos, Escorpião, Peixes e Leão só sentirão seus efeitos se possuírem um planeta ou ângulo entre os graus 21 e 24 dos signos mencionados acima e abaixo.


Para Áries, Touro, Câncer, Virgem, Libra e Capricórnio, segue abaixo o que esperar.



Capricórnio


Capriconianos recebem o impacto máximo e total da conjunção, por ela cair no seu signo. Mas isso também lhes dá maior margem de livre-arbítrio a respeito do resultado deste processo. Você pode vive-la como uma "morte" e um renascimento (própria ou em sua vida), ou como uma conformação a um novo tipo de poder que se estabelece daqui pra frente. Você pode incorporar esse poder, se tornar ele, ou ve-lo manifesto em pessoas de autoridade em sua vida. Isso vai variar segundo o seu nível evolutivo e de autoconhecimento. Se você se tornar esse poder, será por puro mérito (com Capricórnio, nada é por sorte). De qualquer forma, quaisquer estruturas desatualizadas e ultrapassadas serão demolidas, mas sempre haverá uma chance de reconstrução. Este também pode ser um ótimo momento para se transformar completamente, incluindo seus hábitos e até a sua identidade.



Câncer


Esse aspecto fará oposição ao seu signo, o que sugere que outra pessoa ativará uma ou mais das mudanças acima em sua vida. Cuidado com as projeções - dos seus problemas sobre os outros ou que os outros projetem seus problemas sobre você. Será importante que você esteja plenamente consciente do que está acontecendo e se apodere daquilo que é legitimamente seu. Observe seus limites e fique atento para não projetar toda a sua autoridade e poder sobre o outro. Se o outro tem tanto poder sobre você, pergunte-se porque você está renúnciando ao seu poder pelo outro. Será medo de assumir as responsabilidades pelo próprio poder? Você pode sentir que não tem controle sobre o que está acontecendo, mas isso é uma ilusão. Esta conjunção é um chamado para reivindicar seu poder e foco.



Áries


Você receberá uma quadratura desta conjunção, que é um aspecto de crise e tensão. Aqui você pode ser desafiado pelo poder, autoridade e regras dos outros ou que as situações te impõem - e lidar com isso nunca é fácil para você. Também é possível que a mudança de uma situação te imponha uma grande mudança, ou que sua coragem e força de vontade sejam testadas. Talvez você precise recuar e, se for o caso, tudo bem. Seja esperto, concentre-se no que importa e preserve sua força. Por mais ódio e paixão que esta situação promova (Plutão tende a incendiar estes sentimentos), esta parada você não tem como vencer. No entanto, com o tal de não se render, você pode ser consumido pela ambição e teimosia. Por isso, fica a recomendação: tenha cuidado com o uso que faz do próprio poder e com qualquer poder que te seja concedido. É um teste.



Libra


Você receberá uma quadratura deste aspecto, gerando uma situação de crise e tensão. Você pode se sentir desequilibrado e pressionado a reagir em uma situação que você percebe como sumamente injusta. Defenda-se mas assuma a responsabilidade pelas suas escolhas (não é hora de bancar o bonzinho). No entanto, você também pode ter que usar estrategicamente seu lado mais diplomático - você sabe que a força bruta nem sempre é apropriada e isso é especialmente verdadeiro nesse caso. Se houver uma luta pelo poder, tente não descer ao nível deles para lutar "de igual para igual". Até porque, com Saturno e Plutão envolvidos, não tem igual. Eles (ou a situação) são mais fortes.



Touro


Que sorte! Você receberá um trígono harmonioso desta conjunção em Capricórnio. Pode haver uma confirmação de um novo compromisso, recurso ou outro tipo de segurança. Você pode se sentir ancorado (no bom sentido) por quaisquer mudanças que ocorram - uma mudança de autoridade pode funcionar bem para você. Se você está trabalhando para construir algo em sua vida, essas energias podem apresentar as ferramentas que você precisa para se fortalecer. Mas esteja ciente das mudanças e não deixe a oportunidade passar.



Virgem


Você também está com sorte porque receberá um trígono harmonioso desta conjunção em Capricórnio. Esta pode ser uma chamada poderosa para seu autoaperfeiçoamento ou para a adoção de qualquer tipo de atitude que implique em uma melhora significativa na sua vida. Aproveite a chance de trazer abaixo algo que não funciona mais e reconstruí-lo do zero, ainda melhor. Se for este o caso, isto ocorrerá sem trazer grandes transtornos, e sim de maneira natural. Seu trabalho e aprimoramentos anteriores poderão trazer os louros do mérito do seu profissionalismo, influência e poder na área que atua. Você poderá, ainda, receber uma ajuda essencial de gente influente que te colocará em uma posição de poder e influência. Cuide de si mesma e coloque sua energia em uma transformação saudável.